Thursday 25 December 2008

Então é natal!


Natal: 
"Do latim: 'natális', derivado do verbo 'nascor, nascéris, natus sum, nasci'. Significando nascer, ser posto no mundo." 
O Natal tem diversos significados pelo mundo a fora. Para os católicos é a data onde se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Em alguns países se comemora o Natal no dia 25 de dezembro, outros comemoram na véspera, dia 24.  As comidas são variadas, mas a maioria segue a tradição natalina: tender, peru, panetone, rabanada, arroz branco, frutas, etc.

Mas algumas coisas não tem jeito. Se você comemora o natal não importa onde você esteja, alguns símbolos natalinos nunca mudam.
Árvore de natal, presépio (para os mais católicos), decorações natalícias, amigo secreto ou oculto (depende em q parte do Brasil vc esta), troca de presentes à meia noite, a famosa rabanada feita pela avó, alguém da família vestido de papai noel para alegrar as crianças, os sinos tocando, músicas de natal, etc. A magia do natal contagia a todos, mesmo aqueles que não tem tradição em comemorar. 

Eu, como sou fã desse feriado, estou aqui para contar sobre o meu natal! 

As preparações começam em novembro! Pois é! Minha mãe já começa a baixar músicas na internet e ficamos o dia todo ouvindo. Das 9 da manhã até a hora que a última pessoa da casa vai dormir! Dia após dia, até o natal! A decoração vem aos poucos! Minha mãe não gosta de fazer as coisas na pressa, então ela vai decorando a casa no tempo dela. Cada dia coloca um artigo diferente. Até o Natal a casa esta toda decorada! Desde a árvore de natal até papai noel no lavabo! Fica tudo impecável! Até parece que veio uma decoradora profissional fazer o trabalho! Os detalhes são mínimos! Quando vc menos espera lá tem um papai noel, ou uma vela em forma de árvore, nos lugares mais inesperados! Eu adoro!!

Mas tem uma coisa que a minha casa difere na tradição natalina. A refeição quase nunca é aquela que todos esperam. Esse ano nós caprichamos na diversidade! Acho que a única coisa natalina que tinha era o Panetone e a rabanada! Que causou uma grande discussão na noite de Natal. Esse ano a rabanada foi comprada, e não feita pela minha avó! Isso deixou muita gente frustrada (eu inclusive), mas tudo bem. Na ceia tivemos: pernil de javali, cuzcuz com camarão, feijão verde e salmão. Nada natalino, mas tudo MTO BOM! ;)

O natal aqui em casa é mto diverso! Desde que meu primo Julien veio morar em Curitiba e se casou com uma judia, nosso natal deixou de ser apenas um natal católico e passou a ser um natal ecumênico. Todo natal contamos com a família do meu primo! Mulher, filhos, sogra, cunhada! E pra melhorar, amigos dos meus pais que todo ano estão por aqui! Virou tradição já! Meus avós também sempre presentes! Minha avó para ajudar a minha mãe em tudo, e o meu avô para divertir a casa com suas piadas! Meu primo Bruno com sua mulher e o meu afilhado lindo! =) Minha Tia Avó, que este ano não esteve com a gte! Foi pra Porto Alegre na casa de uma Tia. A Denise, amiga da família de mtos anos, sempre presente e trazendo comidas maravilhosas! E esse ano tivemos uma nova participante no natal, a Dai, namorada do meu irmão, que no fim das contas se tornou "namorada" do meu avô! hehehe. Enfim! A casa sempre aberta para todos! E cada ano com um público diferente! =) 

Outra coisa que também não falta no nosso natal é o discurso do meu pai. Sempre agradecendo as pessoas que vieram e lembrando daqueles que não puderam estar conosco! E é claro sempre saindo uma piadinha!!

E como estamos falando de tradição, todo ano por volta da 1 da manhã amigos passam por aqui para animar a festa! Chegam com familiares ou sem, e a cerveja sempre gelada! Ai a festa vai longe!! Esse ano fomos durmir às 6 da manhã! Teve gente limpando a casa, outros jogando gamão, outros bebendo... De tudo um pouco!

E como uma tradicional família católica, vamos a missa dia 24, e todo ano no meu ex colégio (Sion). Esse ano a missa foi transferida pro dia 25, um pouco diferente pra gente que esta acostumado com a correia do dia 24 onde todo mundo tem q tomar banho e ficar pronto a tempo da missa, mas mudar tmb faz bem. Então hoje, a família já ta toda pronta para ir a missa!

Esse é o natal da família Publio Dias em Curitiba! Se você leu e gostou, ano que vem não se esqueça de passar por aqui! Como eu falei, a casa sempre aberta para amigos!

Um Feliz Nata pra todos! Espero que todos tenham comemorado e se divertido com suas famílias e amigos nessa data tão mágica!






3 comments:

Anonymous said...

Faz parte do Natal também que todo ano alguém se emociona, antes ou depois (lendo um blog, por exemplo). Sem falar no livro de receitas de D. Canô. Um beijo do seu pai

Bárbara Teles said...

aaaaa nao!
me copiou colocando o significado no iniiiicio, ahhahahaa

ow
que inveja (boa) do seu natal!
amanha me conta do presente =)

bjo te!
bleh!

Eliabe said...

aaaaaaaaah teeeeeeee


tambem quero ir!!!

bjo!!!!!